"Qualquer que seja o período histórico, o espaço humano é reconhecido como um resultado da produção”. O ato de produzir é igualmente o ato de produzir espaço. A promoção do homem animal a homem social deu-se quando ele começou a produzir.
Produzir significa tirar da natureza os elementos indispensáveis à reprodução da vida. Pela produção o homem modifica a Natureza. Primeiro, a natureza bruta, a natureza natu¬ral, criando a Natureza Segunda, a natureza transformada, a natureza social ou socializada.
A produção, pois, supõe uma intermediação entre o homem e a natureza, através das técnicas e dos instrumentos de trabalho inventados para o exercício desse intermédio.
O espaço geográfico
Você faz parte de uma sociedade que trabalha, produz, consome e habita um determinado meio am¬biente, já bastante modificado. Este é o seu lugar, que, por sua vez, se relaciona com outros lugares muito diferentes, ou não.
O conceito de lugar está ligado a espaços que nos são familiar, que fazem parte da nossa vida. O nosso lugar nos dá identidade própria e nos permite estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo. Daí, o drama do imigrante, que perde as referências de seu lugar de origem quando vai buscar melhores condições de vida ou foge de persegui¬ções políticas. E preciso que ele se adapte a um novo lugar, com outros valores.
A esse conjunto de lugares, marcados por dife¬rentes naturezas, que passaram por diferentes pro¬cessos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denominamos espaço geográfico,
O espaço geográfico é diferenciado, pois resul¬ta de um passado histórico, da densidade demográ¬fica, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.
O tempo e o espaço geográfico
O espaço geográfico está sempre em transfor¬mação. Em algumas ocasiões a própria natureza, com seus terremotos, vulcões, o trabalho das ondas do mar, encarrega-se de fazer as modificações. Mas o homem, desde os tempos mais remotos, é o princi¬pal responsável pelas alterações do espaço. Por isso, o espaço reflete as diferentes épocas em que sofreu as várias intervenções humanas. Cada povo imprime em seu território a sua forma própria de se relacionar com o meio ambiente.
A população, as atividades econômicas (indús¬tria, agricultura, comércio e serviços}, as redes de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias), as rotas marítimas e aéreas, as cidades formam, com o meio-ambiente, o espaço geográfico. Portanto, esse é um patrimônio que devemos preservar para as gerações futuras. Nesse legado, podemos incluir não só a na¬tureza, como também monumentos históricos e obras de engenharia. Somente com conhecimento do espaço geográfico é possível preservar o meio am¬biente e conseguir o desenvolvimento sustentável, discutido nas conferências sobre o meio ambiente.
O conhecimento da organização do espaço geográfico é fundamental para a compreensão do mundo de hoje, pois as suas várias etapas e transfor¬mações explicam os atuais sistemas econômicos, so¬ciais e culturais.
O espaço geográfico e as diferentes escalas de localização
Podemos localizar qualquer lugar no espaço geográfico. Coordenadas geográficas (latitude e longitude) são muito importantes para isso. Se pudermos localizar um lugar no espaço geográfico, ele poderá ser representado. Para isso usamos a cartografia,
Além da escala cartográfica, devemos usar a escala geográfica, que se aplica ao fenômeno que está sendo estudado. Devem ser levadas em consideração as escalas locais, nacionais e globais.
Um fenômeno pode ter uma dimensão local, como é o caso da poluição do ar atmosférico pela emissão de CO2. Porém, deve ser estudado em escala global, porque cria uma preocupação mundial, c aquecimento global.
A PAISAGEM
"Unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança, a paisagem tem seu caráter social, pois é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu traba¬lho, cultura e emoção. Ela é produto da percepção, mas necessita passar a conhecimento espacial organizado, para se tornar verdadeiro dado geográfico."
A representação visível de vários aspectos do espaço geográfico chama-se paisagem (a porção do lugar que podemos ver).
Nas paisagens estão inseridos todos os elemen¬tos presentes no espaço geográfico: os elementos natu¬rais (relevo, clima, rios, vegetação) e os elementos hu¬manos ou culturais (resultado da ação da sociedade).
Ao observar determinado lugar, é possível des¬crever os principais elementos que formam a pai¬sagem desse lugar (montanhas, florestas, campos, rios, indústrias, fazendas, estradas). Porém, para que ela possa ser vista como dado geográfico, é preciso estabelecer as relações sociais e econômicas pas¬sadas e atuais, responsáveis pelo "retrato" de um lu¬gar no espaço geográfico (a paisagem). Como reflexo do espaço, as paisagens modificam-se e, para que se compreenda essa modificação, é necessário conhe¬cer as relações econômicas e sociais que ocorreram nesse espaço.
Há muito tempo a geografia deixou de ser uma "ciência que descreve as paisagens" e passou a se preo¬cupar em explicar a rede de relações que ocorrem no espaço geográfico e que compõem a paisagem. Saber interpretar os processos naturais, sociais e econômicos da paisagem é o verdadeiro objetivo do estudo da geografia. Essa interpretação pode ser feita através de mapas, fotografias aéreas, imagens de satélites ou da observação local.
Devido ao grande desenvolvimento tecnológi¬co alcançado pelo homem e às suas intervenções no meio natural, a maioria das paisagens terrestres en¬contra-se profundamente modificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário